Início Pontos de Interesse Grande Bazar

Grande Bazar

1588
Lustres, Grande Bazar, Istambul

É um dos mais variados mercados do mundo e o maior da Turquia. O Grande Bazar, que ocupa um total de 35 hectares, umas oitenta ruas, conta  com mais de 4.500 lojas nas quais trabalhan mais de 15 mil pessoas. Além das lojas, o Grande Bazar dispõe de uma mesquita, doze capelas ou mescid, um poço e seis fontes. Sendo assim, não é de se estranhar que se afirme que ele é uma cidade fundada para o comércio.

Entre os objetos mais apreciados à venda neste enorme mercado, destacam-se: samovares, narguilés ou cachimbos de água, peças de ourivesaria e cobre, peças de ônix, rosários, fantasias para crianças, trajes para dança do ventre, caixas de madeira de madrepérola e de marfim, e, é claro, joias com belos desenhos.

Talvez tenha perdido um pouco o ar oriental de origem, mas a essência continua a mesma. Dezoito portas dão acesso a este gigantesco mercado sendo a mais importante a de Nuriosmaniye, que traz um escudo muito revelador do que esperar ver dentro dele. Outra das mais destacadas é a porta de Beyazit com o lema do sultão Abdülmecid: Deus ama aos que fazem negócios. Durante a época otomana, o Kapali Çarsi não só era o mercado mais importante de Istambul, mas também bolsa e banco.

Originalmente, as ruas do Grande Bazar cheiravam a especiarias, couro, pinturas e madeira. Durante a época da escravidão, era também mercado de escravos. Apesar de ter perdido essas três funções, ainda é tão vital para a economia da cidade, como se move uma grande qantidade de moeda estrangeira todos os dias, além de ser o centro do trabalho de ouro. Estima-se que das lojas do Bazar 15 mil pessoas passam diariamente.